O Governo vai assumir cem por cento de garantia dos empréstimos dos jovens empreendedores através do programa Start Up Jovem. O anunciou foi feita nesta quinta-feira o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
O Start Up, segundo Ulisses Correia e Silva, demonstrou ser uma opção acertada e com resultados, já que existem muitos jovens a empreender e a criar empregos para os outros, em várias áreas, de Santo Antão à Brava.
O primeiro-ministro referiu ainda, na sua comunicação, que o cem por cento garantido é sinónimo de condições de operacionalização e da decisão do crédito de forma mais ágil e abrangendo muito mais jovens.
Questionado sobre o orçamento a ser destinado a este programa, o chefe do Executivo cabo-verdiano avançou que o financiamento vai ser garantido pela cooperação luxemburguesa e que a utilização da verba vai depender do crédito procurado.
O parceiro financiador representando pelo Encarregado de Negócios da embaixada de Luxemburgo, Thomas Barbancey, ao usar da palavra realçou que com esta parceria Luxemburgo procura contribuir para a empregabilidade e reinserção dos jovens cabo-verdianos no mercado de trabalho.
No programa Start Up Jovem, afirmou, o apoio tem como propósito apoiar o mecanismo de garantia que permite aos jovens detentores de projectos de negócios considerados viáveis aceder a um crédito.
O presidente da Pró Empresa, Edney Cabral, que fez a apresentação do programa, realçou o facto de as Start Up estarem a passar por dificuldades acrescidas no que concerne a financiamentos bancários e elogiou a decisão do Governo em apoiar, assumindo a garantia em cem por cento.
Durante o evento, em que se ouviu em primeira voz a satisfação de alguns jovens empreendedores, a Pró Empresa assinou um protocolo de parcerias com instituições bancárias para a materialização do programa Start Up Jovem com garantia até 100%.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver