GOVERNO VAI LANÇAR “MAIO MÊS DA SAÚDE”

O Governo de Cabo Verde propõe-se declarar o mês de maio como o “Mês da Saúde”, uma oportunidade para sensibilizar a população, promover práticas saudáveis, celebrar os avanços no setor da saúde e reforçar a colaboração entre diferentes entidades públicas e privadas. O “Maio Mês da Saúde”, segundo a mesma fonte, deve ancorar-se em 5 eixos fundamentais a saber: Sensibilização e Educação em Saúde; Promoção de Ações Preventivas; Fortalecimento da Colaboração em Saúde; Reforço dos Serviços de Saúde; e Celebração de Conquistas e Desafios.

O Governo de Cabo Verde, através do Primeiro-Ministro e do Ministro da Saúde, reconhece a importância de promover a saúde e o bem-estar da população como parte do compromisso com uma sociedade mais justa, saudável e resiliente. Realça que, para fazer mais e melhor pela saúde, é fundamental que a população compreenda profundamente os conceitos e práticas relacionadas à saúde, para que suas ações e escolhas diárias contribuam para a melhoria do seu bem-estar.

Neste contexto, propõe-se declarar o mês de maio como o “Mês da Saúde”, uma oportunidade para sensibilizar a população, promover práticas saudáveis, celebrar os avanços no setor da saúde e reforçar a colaboração entre diferentes entidades públicas e privadas.

Segundo um comunicado, o Mês da Saúde busca criar uma plataforma de reflexão sobre as necessidades de saúde, para que, com base no conhecimento, possa se adotar atitudes mais assertivas e eficazes na promoção do bem-estar coletivo.

O “Maio Mês da Saúde” prevê constituir-se um excelente mecanismo de engajar a população cabo-verdiana na promoção da saúde e prevenção de doenças.

O “Maio Mês da Saúde” deve ancorar-se em 5 eixos fundamentais a saber: Sensibilização e Educação em Saúde; Promoção de Ações Preventivas; Fortalecimento da Colaboração em Saúde; Reforço dos Serviços de Saúde; e Celebração de Conquistas e Desafios.

As Atividades vão se iniciar com o Lançamento Oficial do “Maio Mês da Saúde” já no dia 02 de maio, que será depois seguido de Campanha Nacional de Sensibilização e Educação sobre saúde pública através de meios de comunicação, eventos comunitários, feiras de saúde e campanhas nas redes sociais incidindo sobre temas como a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, doenças respiratórias, saúde mental, entre outros durante todo o mês de maio.

Ainda se preconiza homenagem aos Profissionais de Saúde que desempenham um papel essencial no cuidado e bem-estar da população, exposições, conferencias e workshops sobre questões de saúde pública relevantes no contexto cabo-verdiano e outras atividades envolvendo meios de comunicação social públicos e privados, escolas, associações desportivas e ONGs.

Fonte: Governo // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *