Segundo a avaliação do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, 14 milhões é o número aproximado de pessoas que tiveram de fugir devido à invasão russa da Ucrânia.
Trata-se da maior e mais rápida deslocação das últimas décadas, mas as Nações Unidas defendem que a Europa é capaz de lidar com a crise.
Na União Europeia, vimos uma resposta aberta aos refugiados, bem gerida e sobretudo partilhada – contrariando muitas das declarações frequentemente repetidas por alguns políticos.- Filippo Grandi(Alto Comissário da ONU para os Refugiados)
Os ucranianos estão prestes a enfrentar “um dos invernos mais rigorosos do mundo em circunstâncias extremamente difíceis”, incluindo a contínua destruição das infra-estruturas civis. Neste cenário a ONU admite que a resposta humanitária parece “uma gota no oceano das necessidades”.
No entanto, o Alto Comissariado para os Refugiados e outras organizações não governamentais estão a aumentar a capacidade e preparam meios para ajudar mais refugiados, à medida que a guerra continua.
Fonte: Euronews