GUINÉ-BISSAU: TIMOR-LESTE QUER MISSÃO DA CPLP URGENTE

A presidência da CPLP assumida por Timor-Leste na sequência da suspensão da Guiné-Bissau quer que a missão a este país “se realize rapidamente”. Disse o chefe da diplomacia timorense, mostrando-se esperançado que a visita possa acontecer em fevereiro.

Em entrevista no final da visita de uma semana a Portugal, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Bendito dos Santos Freitas, disse, por outro lado, que a presidência da CPLP deverá acrescentar ao tema da segurança alimentar, definido pela Guiné-Bissau para o mandato de dois anos, a economia azul e o mar e a paz e segurança.

Sobre a missão da CPLP a Bissau, Bendito dos Santos Freitas explicou que a ideia inicial, apresentada no encontro dos líderes lusófonos, em meados de dezembro, era que fosse o chefe de Estado timorense a liderar a delegação, mas agora a ideia é que um membro do Governo tenha o estatuto de enviado especial e que Angola e São Tomé e Príncipe participem na missão.

Esta decisão, apontou ainda, “deve ser discutida e deverá haver uma nomeação por cada Estado-membro [envolvido], temos de coordenar porque o assunto é prioritário e temos de preparar as condições possíveis para que não demore”, acrescentou, mostrando-se esperançado que a visita possa realizar-se em fevereiro, mas salvaguardando que as consultas entre os vários países ainda decorrem.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Bendito Freitas, iniciou no passado dia 15 uma visita de trabalho de uma semana a Portugal, que hoje termina, para discutir a presidência timorense da CPLP e a situação na Guiné-Bissau, tendo-se reunido, nomeadamente, com a secretária-executiva da CPLP, Maria de Fátima Jardim, e com o seu homólogo português, Paulo Rangel.

No dia 26 de Novembro, um dia antes da divulgação dos resultados provisórios das eleições presidenciais e legislativas, os militares depuseram Umaro Sissoco Embaló, que estava no poder na Guiné-Bissau desde 2020, e suspenderam o processo eleitoral.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *