Uma ampla área de baixa pressão localizada perto da porção sudoeste das Ilhas de Cabo Verde tem 50% de chance de se tornar um ciclone nas próximas 48 horas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA na sexta-feira.
Independentemente do desenvolvimento, ventos com força de tempestade tropical e áreas de chuva forte, provavelmente continuarão em partes das Ilhas de Cabo Verde até esta noite, disse o meteorologista de Miami.
Já de acordo com o INMG, a Onda Tropical, associada ao centro de Baixas Pressões Atmosféricas que vem condicionando o estado do tempo no arquipélago, com o centro localizado esta manhã na região Fogo/Brava, deslocando-se para Oeste-Noroeste, foram desde ontem registadas situações de chuva intensa, com trovoadas e ventos fortes em quase todas as ilhas.
Conforme a mesma fonte, prevê-se a continuação de ventos fortes de Este, com velocidades acima dos 45 km/h, por vezes com rajadas, sobretudo nas ilhas de S. Nicolau, S. Vicente e S. Antão, prolongando-se para esta noite/madrugada, abrangendo ao longo desta tarde o sector norte de Sotavento.
Espera-se a continuação de chuva de intensidade variável em todo o arquipélago, por vezes em regime de aguaceiros, acompanhada de trovoadas.
Continua a ocorrer forte agitação marítima, com período de maior agravamento durante esta tarde e noite, abrangendo todas as ilhas de Barlavento, com ondas de E/NE, que poderão atingir 3 a 5,5 metros de altura, com abrandamento no início da manhã, lê-se no comunicado do INMG.
Fonte: NHC // Ad: Redação Tiver