HAN RECEBEU CERCA DE 780 DOAÇÕES DE SANGUE ESTE ANO

O Hospital Universitário Agostinho Neto recebeu este ano, cerca de 780 doações de sangue. O anúncio foi feito pela diretora de serviço do banco de sangue deste hospital, avançando que estão sendo feitas diversas atividades, como forma de incentivar as pessoas a aderir a essa campanha de doação, para chegar a uma meta de 100%, proclamada pela OMS.

O anúncio foi feito durante o acto da celebração do dia mundial do doador de sangue, que se assinala sob o lema “20 anos a celebrar a doação: obrigado doadores de sangue!”, que tem como principal objetivo, reconhecer e agradecer os doadores que contribuem para a saúde e o bem-estar de milhões de pessoas em todo o mundo.

As celebrações marcam também o início de um leque de actividades, como torneio de futsal entre os parceiros de banco de sangue; rastreio oncológico gratuito para doadores regulares de sangue; exames para detenção precoce de cancro de próstata, mama e colo de útero, homenagem aos doadores e instituições parceiros, para celebrar o 20º aniversário do dia Mundial do Doador de Sangue, com o propósito de aumentar a conscientização sobre a importância da dádiva de sangue voluntário.

Segundo informou o técnico responsável de serviços do banco de sangue, foram feitas no ano passado, 25 colheitas fora das instituições e este ano cerca de 18 brigadas móveis. Com um stock razoável, João Gonçalves avançou que é preciso mais doações para repor o stock.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é assinalado a todos os anos a 14 de junho, desde 2005. No nosso país, um dos principais desafios é atingir os 100% dos doadores voluntários, que é a meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde.

Redação Tiver  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *