HBS PRETENDE CRIAR UNIDADE VERTEBRO-MEDULAR PARA TRATAR PATOLOGIAS DE COLUNA

O Hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, pretende aproveitar a chegada de um neurocirurgião da cooperação médica cubana para criar uma unidade vertebro-medular para tratamento diferenciado das patologias de coluna. Esta informação foi avançada pelo ortotraumatologista e coordenador do projecto de cirurgia de coluna do Paulo Freire.

Segundo a mesma fonte, a perspectiva do HBS é dar um “salto de qualidade” em termos de prestação de serviço, por isso, dentro do serviço de ortopedia estão a programar a criação de uma unidade vertebro-medular que se dedica especificamente ao tratamento e das patologias da coluna.

Conforme Paulo Freire, desta forma o hospital criará as condições para “ser uma alternativa, em vez da evacuação dos doentes para Portugal”.

Segundo o coordenador, o HBS tem a pretensão de ser um centro de referência no tratamento de patologias de coluna, atendendo a proposta do Ministério da Saúde, dos hospitais centrais identificarem áreas de diferenciação técnica que respondam a problemas de saúde, que carecem de resposta específica no País, orientadas para o território nacional.

Por isso, explicou, o hospital tem estado a capacitar quadros através das parcerias técnicas desenvolvidas desde 2013 com a vinda de dois neurocirurgiões de Portugal, sendo um deles o médico cabo-verdiano residente naquele país, Miguel Correia.

Esta parceria, elucidou, teve a envolvência de outros países como a Bélgica, o que possibilitou a realização de 205 cirurgias de coluna no HBS, desde 2013.

Igualmente, informou, foi operado uma paciente com uma situação de alta complexidade com um tumor a nível da coluna dorsal e que foi a segunda paciente deste tipo operada no HBS neste ano.

Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *