HUAN ACOLHE 17ª MISSÃO DE NEUROPEDIATRA

Durante a 17ª missão médica de neuropediatria, que tem como objetivo melhorar a saúde das crianças com problemas neurológicos e sua inserção na sociedade, a Coordenadora para a área de neuropediatria, disse que um dos principais desafios que o país enfrenta nessa especialidade, é a reabilitação das crianças. Albertina Gomes falava durante as consultas e avaliação médica no serviço de Neurologia do Hospital Universitário Agostinho Neto.

Encontra-se em Cabo Verde uma equipa de três médicas neuropediatras, uma enfermeira especialista e uma fisioterapeuta especializada em reabilitação pediátrica, do Hospital Dona Estefânia, e do centro materno infantil do Porto, para a 17ª Missão de Neuropediatria, no hospital Universitário Agostinho Neto, a coordenadora para esta área avançou que a missão existe desde 2011 e o seuobjetivo aqui no país.

Albertina Lima frisa que os desafios na área de neuropediatria são imensos, e essa missão é exactamente para colmatar esse problema, que vai para além da parte do tratamento e do medicamento e quiçá futuramente ter um centro de reabilitação para essas crianças.

Por sua vez a chefe da comissão, Ana Isabel Dias afirma que estão satisfeitos por ver que o projeto tem sustentabilidade, considerando esta missão uma semente e uma ponte.

Conforme avança, cerca de 25 % das doenças da pediatria, são do foro neurológico e muitas delas crónicas, na mesma linha reafirmando, que mesmo com progressos a cada ano, visto que atendem mais de 3 mil doentes em mais de 20 sessões há ainda muito caminho por andar, e Cabo Verde precisa de mais neuropediatras A missão decorre até o dia 31 de maio.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *