O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), anunciou hoje que vai ser apresentado na quarta-feira, 02, o ateliê de socialização do II Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. O evento vai ser realizado em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
O ateliê da socialização do II Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do trabalho infantil vai ser apresentado na próxima quarta feira, 2 de Abril.
Conforme avança a nota do ICCA, o evento conta com a presença de especialistas e representantes institucionais engajados na proteção dos direitos da criança em Cabo Verde. A iniciativa visa promover a disseminação e discussão do Plano Nacional e da lista atualizada, permitindo a recolha de subsídios para o aprimoramento dos documentos e o fortalecimento do compromisso coletivo na sua implementação.
Segundo a mesma fonte, o encontro aborda temas fundamentais, como o quadro jurídico e regulamentar do trabalho infantil, a análise situacional da problemática no país, estatísticas recentes, impactos na educação e as estratégias delineadas para a erradicação dessa violação dos direitos infantis”.
A mesma nota informa ainda que, o II Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil estabelece “diretrizes e ações estratégicas” para o período de 2025- 2028, visando a eliminação progressiva do trabalho infantil em Cabo Verde, especialmente nas suas formas mais graves.
A sessão de abertura vai ser presidida pela secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, e conta com a presença da presidente do ICCA, Zaida Freitas, e da coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde.
Fonte: ICCA // Ad: Redação Tiver