ICIEG E COP. PORTUGUESA CAPACITAM MULHERES NO FOGO

Vinte e cinco Mulheres e meninas da Ilha do Fogo, em condições de vulnerabilidade, vão ver as suas vidas melhoradas. A realidade é tornada possível com a assinatura de um acordo assinado entre o ICIEG e a Cooperação Portuguesa com a finalidade de capacitar essa camada da população nos aspetos económicos e emocionais.

Decorreu, hoje na sede do ICIEG, a inauguram de relações de parceria entre esse instituto e a cooperação Portuguesa, que visa capacitar as mulheres e meninas, especialmente as mais vulneráveis, nos aspetos económicos e emocionais.

Esse projeto contempla duas componentes principais, conforme afirma Marisa Carvalho, a autonomia financeira, beneficiando 25 mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconómica; e a autonomia física, atendendo a um total de 500 pessoas, entre jovens mulheres e homens.

A escolha da implementação deste projeto na ilha do Fogo, deve-se, em grande parte, às causas estruturais da desigualdade de género, que tendem a impactar negativamente as relações sociais, económicas e políticas, colocando em desvantagem a situação das mulheres.

Para o embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paulo Lourenço, a escolha das 25 beneficiárias, leva em conta, o trajeto de violências em que elas foram alvos.

O projeto orçado em 74 mil euros, contou com a parceria Direção-Geral da Inclusão Social, a Câmara Municipal de São Filipe, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, a Organização das Mulheres de Cabo Verde, a ONG COSPE, entre outras instituições.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *