O Dia de todos os Santos é o dia da brancura, luz Glória e alegria, sendo o lema deste ano a ‘’Chamada a ser Santo’’. O Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Socorro, Padre José Constantina Bento falava em declarações à Televisão Independente de Cabo Verde no âmbito do dia de Todos os Santos celebrado a 1 de novembro.
Conforme explica o Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Socorro, em Achada Santo António Padre José Constantina Bento, a igreja católica celebra o dia de todos os santos como uma vocação, em ser santo como o Pai Celeste e essa é a meta que todos deveriam aspirar e devem caminhar para chegar lá.
Constantina Bento, realçou sobre o lema ‘’Chamada a ser Santo’’ explicando ainda que o mês de outubro foi um mês dedicado a missão de anunciar a boa nova e o novembro sendo a de vocação, assim como explica o porquê que tem impedido os cidadãos a não serem santos.
O Pároco acredita que o dia do milho está associado ao espírito da fé cristã do povo cabo verdiano, ao semear com a esperança de que Deus vai mandar a chuva e ter comida em abundância.
De realçar que para celebrar o dia, um grupo de jovens da Paróquia tiveram a iniciativa de organizar um café de milho, no final da celebração eucarística, com o objetivo de arrecadar fundo para o dia da juventude comemorado a 26 de novembro.
A igreja católica celebra o dia de todos os Santos seguido do dia 2 de novembro que é celebrado como um dia em que as igrejas católicas em todas as partes do mundo fazem uma oração para todos os fiéis defuntos. “Essa data tem por objetivo principal relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram, bem como (para os católicos) rezar pela alma deles.
Redação Tiver