III REUNIÃO DO COMITÉ DE PILOTAGEM DO PROGRAMA AÇÃO CLIMÁTICA

O Ministro da Agricultura e do Ambiente avançou que o Governo está a criar um conjunto de medidas para a aumentar a literacia da governança climática, e que Cabo Verde está a deixar um legado muito forte, nesta matéria. Gilberto Silva, falava no âmbito da III Reunião do Comité de Pilotagem, do Programa Ação Climática, no quadro do Programa Indicativo de Cooperação “Desenvolvimento – Clima- Energia” Cabo Verde – Luxemburgo (2021-2025).

Segundo explica trata-se de um pograma que ajudou o país a definir e implementar a sua governança climática, criar novas instituições, novos instrumentos de governança, nomeadamente o secretariado nacional para ação climática, conselho interministerial, e todo alinhamento com vários parceiros para criar ferramentas de mobilização de recursos e a criação de próprio fundo climático e ambiental.

Conforme avança, o ministro, muitos países estão a olhar para Cabo Verde como exemplo em matéria de literacia climática, e a querer esses resultados.

O programa ajudou o país a definir e a implementar a sua governança climática, explicitou o governante, sublinhando que perante esta problemática era necessário a criação de novas instituições e novos instrumentos de governança, caso do Secretariado Nacional de Acção Climática e o Conselho Interministerial para a Acção Climática, visando a mobilização de recursos e a criação de um Fundo Climático e Ambiental.

Conforme o Embaixador do Luxemburgo trata-se de um programa muito importante e transversal, que abrange várias áreas. O programa está orçado num montante de 2 mil euros.

Redação Tiver  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *