O comandante Pedro Pires, o antigo primeiro ministro de Cabo Verde, Carlos Veiga, e o ex-presidente Jorge Carlos Fonseca, são unânimes ao afirmar que a independência de Cabo Verde foi um passo necessário e irreversível. Todos reconhecem que o país cresceu, consolidou-se como Nação e vive hoje um momento de estabilidade, democracia e progresso.
Pedro Pires destacou que, desde a proclamação da independência, Cabo Verde alcançou conquistas significativas em diversas áreas, consolidando progressos notáveis no desenvolvimento político, social e económico do país.
Carlos Veiga, por sua vez, considerou que os 50 anos de independência devem ser celebrados com orgulho. Para ele, os resultados são visíveis e positivos, criando bases sólidas para o futuro.
Também o ex-Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, reforçou que a independência de Cabo Verde “não se discute” e que valeu a pena, por todos os avanços.
Os três apelaram às novas gerações para darem continuidade ao projeto nacional com ambição, responsabilidade e unidade. Consideram que Cabo Verde está preparado para alcançar o próximo patamar, tornar-se um país plenamente desenvolvido.
Redação Tiver