O estado do tempo no arquipélago será condicionado pela intensificação do Anticiclone dos Açores na sua posição mais a Leste, com crista sobre o continente africano. Trata-se de uma situação típica do mês de janeiro, com um período mais crítico previsto a partir desta quarta-feira até ao fim de semana.
Nos próximos dias, são esperados ventos fortes, por vezes com rajadas que poderão atingir os 60 quilómetros por hora. Na sequência, prevê-se um agravamento significativo do estado do mar, com ondas de Nordeste entre 2,5 e 5 metros, afetando sobretudo as zonas costeiras Norte e os sectores inter-ilhas.
Este cenário favorece igualmente o levantamento e transporte de poeiras provenientes da África Ocidental, provocando uma redução significativa da visibilidade, que poderá variar de moderada a má.
O INMG recomenda especial atenção às condições meteorológicas e marítimas, sobretudo nas áreas e sectores mais vulneráveis, e garante que continuará a acompanhar de perto a situação, emitindo atualizações regulares.
Fonte: INMG // Redação Tiver