O arquipélago de Cabo Verde vai estar, a partir desta amanhã, 06 de setembro, sob efeito de uma onda tropical, que se desloca no sentido Oeste, com possibilidade de ocorrência de chuva de intensidade variável, por vezes acompanhada de trovoadas.
Esta alerta visa previnir as pessoas face a eventuais consequências desse fenómeno quando provoca chuvas com intensidade como aconteceu recentemente na ilha do Fogo.
De acordo ainda com o INMG, através de uma nota de imprensa, o vento será moderado, por vezes com alguma intensidade na Zona Ocidental de Barlavento, com ligeiro agravamento do estado do mar a Norte/Noroeste de Cabo Verde.
De salientar que o arquipélago esteve sob influência de uma onda tropical a meio do mês de Agosto que se prolongou neste mês de Setembro, com chuvas que provocaram pequenas derrocadas na ilha do Fogo, mas sem “preocupação de maior”, segundo o presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros.
A passagem de zonas de baixas pressões, associadas a tempo instável, são um cenário meteorológico típico da época das chuvas, de agosto a outubro, em Cabo Verde.
Fonte: A Semana // Ad: Redação Tiver