A presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, foi nomeada coordenadora das actividades de gestão da resposta à epidemia de dengue no sector da saúde. De acordo com um despacho da ministra da Saúde, datado de 28 de Setembro e tornado público hoje, a decisão visa enfrentar o aumento significativo de casos de dengue em Cabo Verde, exigindo medidas urgentes de contenção e prevenção.
A presidente do INSP, segundo a mesma fonte, atuará em estreita colaboração com o Serviço Nacional de Protecção Civil e outras entidades relevantes. A nomeação de Maria da Luz Lima integra as diretrizes do Plano Nacional de Combate à Dengue, cujo objetivo é reforçar as ações do Ministério da Saúde no combate à epidemia.
Entre suas principais responsabilidades estão a de garantir a implementação de medidas eficazes de controle vetorial e comunicação de risco, especialmente nas áreas mais afetadas, além de coordenar a alocação de recursos humanos e materiais essenciais para a prevenção e controle da dengue.
Outro ponto fundamental da coordenação será assegurar a articulação intersetorial entre diferentes parceiros, promovendo uma abordagem integrada para o enfrentamento da crise.
Maria da Luz Lima também será responsável por acompanhar de perto as atividades de vigilância epidemiológica e laboratorial, e apresentar relatórios periódicos ao Ministério da Saúde sobre os resultados das ações implementadas.
Além da coordenação geral, Ângela Gomes, directora nacional de Saúde, foi designada também para liderar a resposta assistencial nas estruturas de saúde, particularmente nos concelhos mais afetados. A médica terá a missão de reforçar os serviços de atendimento e tratamento em hospitais, centros e delegacias de saúde, garantindo a disponibilidade de recursos humanos, equipamentos e medicamentos.
Fonte: MS // ad: Redação Tiver