De acordo com a perspetiva do Instituto Nacional da Saúde Pública, Cabo Verde conta com um perfil sanitário seguro e um sistema de saúde mais robusto. Esta avaliação foi feita durante o Fórum Nacional de Promoção da Saúde sob o lema “Literacia em Saúde e Segurança Sanitária”.
O objectivo do fórum reforçar a acção intersectorial e a integração da Promoção da Saúde em todas as políticas e proceder à apresentação pública do Plano Nacional de Promoção da Saúde 2023-2027.
Com parceria técnica e financeira da Organização Mundial da Saúde, a iniciativa deste fórum baseia-se numa perspectiva de mobilizar parceiros a favor da promoção da saúde, destacando a sua dimensão multissectorial na promoção da segurança sanitária nacional e contribuir para a segurança regional e global.
O administrador do INSP, Júlio Rodrigues, avançou que a sociedade cabo-verdiana tem participado massivamente nas questões de saúde, contribuído assim para preservação da saúde.
Durante estes três dias o Instituto Nacional de Saúde Pública reúne profissionais de diversos sectores e temáticas a nível nacional para partilhar experiências em matéria de promoção da saúde, com ênfase na literacia em saúde, que contribuíram para a melhoria do perfil sanitário do País e projectar intervenções que garantam melhor segurança sanitária.
Redação Tiver