ISRAEL EMITE NOVAS ORDENS DE EVACUAÇÃO NO LÍBANO

Israel e o Hezbollah têm trocado ataques transfronteiriços quase diariamente desde outubro, mas as hostilidades aumentaram recentemente ao ponto de muitos temerem uma guerra regional mais vasta no Médio Oriente.

O exército israelita avisou a população para retirar as comunidades do sul do Líbano que se encontram fora de uma zona tampão declarada pela ONU, dando a entender que poderá alargar a operação terrestre lançada no início desta semana contra o grupo militante Hezbollah.

O anúncio foi feito no momento em que uma série de explosões maciças foram ouvidas na capital Beirute nas primeiras horas da manhã de sexta-feira, uma delas junto ao aeroporto internacional.

A agência noticiosa estatal libanesa National News Agency noticiou mais de 10 ataques aéreos consecutivos na capital, mas não foi imediatamente esclarecido qual era o alvo ou se tinha havido vítimas.

Um bombardeamento israelita provocou grandes explosões nos arredores do aeroporto internacional de Beirute durante mais uma noite de ataques aéreos contra o Hezbollah na cidade.

As forças israelitas afirmaram ter atingido cerca de 200 alvos do Hezbollah em todo o Líbano, incluindo instalações de armazenamento de armas e postos de observação, com as IDF a prometerem a continuação de “danos graves” contra o Hezbollah.

“As nossas forças no Líbano estão a eliminar cada vez mais comandantes, cada vez mais terroristas. Cada um destes encontros termina com a nossa vantagem. As nossas forças estão prontas e treinadas mais do que nunca, carregadas de experiência dos combates em Gaza e a sua vantagem no campo de batalha é clara”, afirmou o Chefe do Estado-Maior de Israel, Tenente-General Herzi Halevi.

O Ministério da Saúde do Líbano declarou que 37 pessoas foram mortas em ataques terrestres e aéreos israelitas nas últimas 24 horas e 151 outras ficaram feridas.

Pelo menos nove soldados israelitas foram mortos em confrontos com o Hezbollah no sul do Líbano, onde Israel anunciou o início do que diz ser uma incursão terrestre limitada no início desta semana.

Os combates ocorrem numa altura em que a região se prepara para a resposta de Israel a um ataque iraniano na noite de terça-feira, em que foram disparados cerca de 200 mísseis balísticos contra Israel.

Os combates levaram quase 1,2 milhões de pessoas a abandonar as suas casas no Líbano, segundo a unidade de crise do país.

Fonte: Euronews

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *