A IV edição da gala Talaia Baxu terá lugar este sábado, 21, em Atalaia, localidade onde nasceu este género musical tradicional, e homenageia um casal de dançarinos de talaia baxu. A IV edição da gala, promovida anualmente pela câmara dos Mosteiros, visa reforçar a identidade deste género musical genuinamente foguense.
Este ano, a gala presta homenagem especial ao casal de dançarinos Alice Teixeira e Lino Teixeira, naturais de Atalaia e residentes nos Estados Unidos da América, em sinal de reconhecimento pelo contributo dado na preservação e divulgação da talaia baxu, agora considerada Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal.
Os homenageados serão agraciados com a medalha de mérito cultural, além da apresentação de suas biografias e mensagens institucionais e, segundo o vereador, os homenageados serão representados por familiares.
O evento contará ainda com demonstrações de dança por grupos juvenis (Murro dance), música ao vivo com bandas que interpretam a talaia baxu como Vavo e banda, Breca e Lela Lopes e a actuação especial da artista filha dos homenageados, Chefri Teixeira.
Segundo Nelson Pires, a intenção da câmara é institucionalizar definitivamente a gala na localidade de Atalaia e apontou que apesar das limitações logísticas que impediram a realização em Atalaia em edições anteriores, a câmara quer fixar este evento nesta comunidade onde nasceu talaia baxu.
Sobre o anúncio no mês passado do ministro da Cultura em declarar talaia baxu como património imaterial nacional, Nelson Pires disse que a câmara foi surpreendida com o anúncio da sua elevação, e que recebeu a informação através da comunicação social antes de qualquer contacto oficial.
Ainda assim, explicou que o município considera a iniciativa louvável e reforça sua disponibilidade em contribuir com a experiência acumulada na promoção local do género musical.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver