JORNALISTAS CABO-VERDIANOS PARTICIPAM DE FORMAÇÃO SOBRE IA

No âmbito do Workshop  sobre o uso da Inteligência Artificial na redaçao realizado hoje,  na cidade da Praia, o Presidente do Conselho de Administração do Parque Tecnológico, Carlos Monteiro destacou que o evento faz parte de uma série de iniciativas que serão realizadas no dia 5 de maio. Ele acrescentou ainda que o workshop foi especialmente direcionado aos jornalistas, com o objetivo de capacitá-los no uso de ferramentas de IA para aprimorar a produção de conteúdos jornalísticos.

Questionado sobre a escolha do tema, Carlos Monteiro explicou que a iniciativa surgiu de uma parceria com a AJOC, entidade responsável por promover workshops dedicados aos jornalistas.

Segundo Carlos Monteiro, este workshop é, possivelmente, o primeiro do género em Cabo Verde, já que não tem conhecimento de iniciativas semelhantes realizadas anteriormente. Ele acrescentou que, ao final da formação, os jornalistas participantes receberão um certificado de reconhecimento.

Por sua vez, Cristina Morais, coordenadora editorial do Balai Cabo Verde, que esteve presente na formação, destacou que o uso da inteligência artificial no jornalismo é válido, desde que seja devidamente identificado e respeite os princípios éticos da profissão. Questionada sobre as possíveis vantagens da IA para os profissionais da comunicação social, afirmou que acredita, que , nos benefícios que essas ferramentas podem trazer para a prática jornalística.

Por fim, Carlos Monteiro afirmou que espera mostrar o potencial dos investimentos na área da inteligência artificial, neste caso específico voltados para o setor do jornalismo. Ele manifestou a expectativa de que os jornalistas que participaram da formação saiam profissionalmente enriquecidos com os conhecimentos adquiridos.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *