A semana central do Jubileu dos Jovens cabo-verdianos pretende mobilizar milhares de jovens em actividades nas paróquias da Vigaria de Santiago Norte, cidade da Praia, Ribeira Grande de Santiago e São Domingos. O anúncio foi feito pela organização.
As inscrições para o evento, que decorre de 04 a 12 de Agosto, estão abertas a todas as camadas sociais, garantiu hoje à imprensa o gestor da organização, Pedro Morreira.
A organização espera a participação de jovens de todas as ilhas, bem como da diáspora, independentemente da idade e da religião ou de inscrição prévia.
Relativamente às actividades, cujo inicio vai acontecer em Santiago Norte, Pedro Moreira destacou as acções formativas, de varias ordens, de lazer, de cariz religioso, entre outras.
Já em Santiago Sul, precisamente na cidade da Praia, está prevista a realização de uma “grande marcha” que terminará no sítio de Cruz de Papa, onde vai ser realizado o acto de abertura oficial, seguido de uma missa e que culminará com a realização de um festival com música de vários estilos, incluindo religioso.
Para o dia 09 de Agosto, também está previsto um conjunto de actividades, com destaque para uma marca que vai iniciar em São Filipe, passando por várias artérias da cidade até à rotunda da estatua de homem de pedra.
As actividades continuam no sábado com várias actividades desportivas e não só, no Estádio Nacional, onde também vai decorrer no domingo o ponto alto deste evento que é a realização da missa denominada “missa do envio”, espera a contar com a participação da população de toda ilha de Santiago.
Aquele responsável fez saber que, dentro de dias vai ser apresentada a agenda final da semana central do Jubileu dos Jovens cabo-verdianos que, na opinião de Pedro Moreira, vai ser o maior evento realizado no país.
O programa do certame foi divulgado no seio jovens em jornadas descentralizadas nas ilhas do Maio, Fogo e Santo Antão, durante as quais foram recolhidas várias contribuições para enriquecer as actividades.
Por isso, Pedro Moreira manifestou a convicção de que vai haver muita convivência e aprendizagem neste evento que considerou “histórico”, em comemoração aos 500 anos da criação da Diocese de Santiago em 2033.,
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver