A Coligação da Juventude dos Países Africanos de Língua Portuguesa, lança a partir de hoje, a candidatura para a segunda conferência regional sobre a Juventude, paz e desenvolvimento. A segunda conferência, serve de espaço para avaliar o estado de implementação das recomendações saídas da primeira conferência, ampliar o escopo dos debates nela promovidos, sobre as questões ligadas ao desemprego jovem, as alterações climáticas, às migrações e fuga de quadro dos jovens.
A Coligação da Juventude dos Países Africanos de Língua Portuguesa, é uma plataforma de movimentos juvenis e pessoas singulares, tem como missão, entre outros, promover, manter e aprofundar laços de fraternidade, de cooperação, de solidariedade e diálogo intercultural entre os jovens dos PALOP, bem como direitos humanos e afirmação da juventude no processo de desenvolvimento sustentável dos Estados membros e da África.
Assim, no âmbito de cumprimento da suma missão, a CJP realizou, nos dias 21 e 22 de Setembro de 2023, em Bissau, a 1ª conferência Regional sobre Juventude, Paz e Desenvolvimento, subordinado ao tema: Juventude dos PALOP face aos desafios comunitários, regionais e mundiais para o alcance da paz e desenvolvimento.
Levando em consideração, as reflexoes tidas no ambito da 1ª conferência, a CJP propõe realizar a 2ª conferência em Cabo Verde, na cidade da Praia, durante três dias (5, 6 e 7 de Setembro de 2024), contando com a colaboração do Governo, Secretariado Executivo da CPLP, Ministérios e ou Institutos responsáveis pelo setor da Juventude dos PALOP.
A segunda Conferência, servirá de espaço para, em primeiro lugar, avaliar o estado de implimentação das recomendações saídas da primeira conferência, em segundo lugar, ampliar o escopo dos debates nela promovidos, sobre as questões ligadas ao desemprego jovem, as alterações climáticas, às migrações e fuga de quadro dos jovens, aos direitos humanos, à paz, à democracia e a governabilidade nos Estados membros, bem como a Introdução de outras temáticas de interesse da comunidade e da África.
Desta feita, os jovens, poderão candidatar-se para IIª Conferência regional sobre juventude, paz e desenvolvimento, na plataforma digital (Facebook – Coligação da Juventude ddos PALOP), a partir de hoje, 18 de Junho de 2024.
Fonte: CJP // Ad: Redação Tiver