A Associação Lantuna ambiciona reforçar a sensibilização das pessoas sobre direitos humanos, mudanças climáticas e proteção ambiental. A iniciativa surge na sequência da participação do técnico Samir Martins numa formação regional realizada na Gâmbia.
O técnico da Lantuna Samir Martins destacou a importância da formação para Cabo Verde e de como o país se tem desenvolvido nestes aspectos em comparação aos outros países da região.
Samir Martins explicou que, nos países vizinhos, há frequentes violações dos direitos humanos e ambientais, nomeadamente através da construção de minas que causam destruição ambiental e colocam em risco a saúde das populações, sem considerar os seus direitos fundamentais.
Acrescentou ainda que são violações de propriedades, acesso a água potável e destruição de florestas.
Disse que no caso de Cabo Verde não é tão grave, mas não deixa de ser um alerta, e uma chamada de atenção das pessoas perante estes casos.
Apontou ainda que a associação por trabalhar com pessoas vulneráveis e áreas protegidas e que a formação serviu para recolher ferramentas que vão apoiar na gestão e conservação da biodiversidade.
A formação que foi promovida pelo Centro Africano para Estudos sobre Democracia e Direitos Humanos (ACDHRS) e reuniu activistas e defensores dos direitos humanos de vários países da África Ocidental, incluindo Benim, Guiné-Bissau, Senegal, Nigéria, Cabo Verde e Gâmbia, entre outros.
O objectivo foi capacitar as organizações da sociedade civil para actuarem de forma estratégica junto da Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos, com foco especial na resposta à crise climática que afeta o continente.
Fonte: Inforpress // Redação tiver