Os presidentes do Senegal, Guiné-Bissau, Portugal e o Grão-Duque do Luxemburgo confirmaram presença na cerimónia oficial de 5 de julho. A informação foi avançada por José Maria Neves, a partir de Sevilha, onde participa numa conferência da ONU.
Segundo o chefe de Estado, Angola vai ser representada pelo presidente do Parlamento, uma vez que o Presidente João Lourenço vai participar na reunião do grupo BRICS na qualidade de presidente da União Africana.
Adiantou que São Tomé e Príncipe vai ser representado também pelo presidente do Parlamento, enquanto o Brasil vai enviar o ministro do Desenvolvimento Agrário e Moçambique o vice-presidente do Parlamento.
O programa oficial arranca na noite de 04 de Julho, com uma mensagem à Nação dedicada à diáspora.
No dia 05 de Julho, está prevista uma intervenção mais abrangente no parlamento e, à tarde, uma sessão com os chefes de Estado convidados sobre o papel de Cabo Verde na arena internacional.
O programa inclui ainda, homenagens ao primeiro Parlamento e ao primeiro Governo de Cabo Verde independente.
A 05 de Julho, além da sessão solene na Assembleia Nacional, está previsto um desfile com a participação de presidentes e primeiros-ministros convidados pelo Governo e representantes parlamentares a convite da Assembleia Nacional.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver