Liz Truss foi eleita, nesta segunda-feira, nova presidente do Partido conservador e futura primeira-ministra do Reino Unido, derrotando assim seu adversário, Rishi Sunak.
Liz Truss é a nova primeira-ministra do Reino Unido. Perante tudo e todos, foi eleita, esta segunda-feira, líder dos conservadores britânicos e com isso chefe do governo.
Aplaudida de pé, Truss passa de ministra dos Negócios Estrangeiros do governo do Boris para primeira-ministra e chega com uma vontade: cortar impostos.
Depois de um dia agitado, Truss embarca nas tradições do país. Esta terça-feira deverá ser recebida pela rainha onde lhe será pedido para formar de um novo governo.
Ainda não tem equipa, mas já tem uma alcunha. Tony Horton, residente de Swaffham, chama-lhe: “a nova Margaret Thatcher.”. “Vai aplicar emendas muito fortes e acho que vai levá-las adiante e ser uma dama de ferro.”, admite o britânico de 82 anos.
Opinião contrária tem Elisabeth Howells. “Ela não parece alguém compassiva, que entenda os desafios enfrentados pelas pessoas comuns. Receio que as ideias dela não sejam acessíveis.”, admite a britânica.
Truss derrotou o rival e antigo ministro das Finanças Rishi Sunak para a liderança do Partido Conservador. Conseguiu 81 mil votos contra 60 mil.
Fonte: Euronews