Mãe de um aluno da Escola Secundária Fulgêncio Tavares, sito em São Domingos, ilha de Santiago, encontra-se indignada com o sistema de ensino em Cabo Verde. A mãe do aluno que frequenta o 8º (oitavo) ano de escolaridade, que preferiu anonimato, classifica como “complicado” o sistema educativo, dado que por uma negativa na disciplina de matemática, o seu filho terá que fazer o 8º ano novamente.
A mesma entende que o oitavo ano marca sim o fim de um ciclo, mas pede que seja revista o sistema de avaliação. O adolescente de 15 anos da Escola Fulgêncio Tavares em São Domingos, conforme explicou a mãe, estudou durante o ano lectivo e não conseguiu atingir a meta por causa da disciplina de matemática.
Conforme avançou, no primeiro e o segundo trimestre o filho teve 11 valores, e no terceiro infelizmente 9 valores.
Esta mãe sugere que talvez os alunos com reprovação em apenas uma disciplina transitem de ano contanto que refaçam a disciplina em atraso. A mesma fonte reforça o apelo, reafirmando ao Ministério da Educação que reveja esse sistema.
A indignação desta mãe reflete um debate mais amplo e recorrente em Cabo Verde sobre a eficácia do sistema de avaliação, especialmente no 8º ano.
Redação tiver