MANIFESTAÇÕES RESULTAM DE MÁS PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PÚBLICOS – PR

O Presidente da República reagiu às manifestações feitas neste sábado, 11, nalguns pontos do país. Segundo José Maria Neves, as más prestações de serviços públicos essenciais, condicionam “grandemente os negócios, o turismo e a qualidade de vida das pessoas”.

O Chefe de Estado pronunciou-se na sua página oficial do Facebook, em reação às manifestações realizadas este sábado em várias partes do país, onde a população mostrou o seu descontentamento com a situação atual, apontando problemas na saúde, educação, transportes, fornecimento de energia e água, e recolha de lixo.

Segundo o Presidente da República, este “descontentamento” reflete as deficiências na prestação de serviços públicos essenciais, que afetam de forma significativa a vida dos cidadãos.

Para José Maria Neves, Cabo Verde é um Estado de Direito Democrático e “a voz dos cidadãos e da sociedade civil é, e deve ser, sempre bem-vinda”. Considerou que a livre expressão da discordância “reforça a democracia e o Estado de direito, além de abrir caminho à melhoria das políticas públicas”.

O Presidente da República acrescentou ainda que a democracia exige responsabilidades e que, num Estado fiscal como Cabo Verde, “onde os cidadãos estão obrigados a pagar impostos e a cumprir os seus deveres constitucionais, é preciso promover e defender os direitos fundamentais e assacar responsabilidades — políticas, criminais ou civis — aos decisores públicos, em todos os níveis”.

Por fim, expressou a esperança de que “as autoridades competentes considerem os alertas que têm chegado de vários setores da sociedade civil e dos cidadãos, tanto nas ilhas como na diáspora”.

Fonte: PR // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *