MÁQUINA DE GELO GARANTE PRODUÇÃO NECESSÁRIA DIMINUINDO CUSTOS

A máquina de gelo instalada na Casa do Pescador de Salamansa produz neste momento cerca de 1.200 quilos de gelo diários e diminuiu os custos de aquisição do produto em cerca de 60% para os pescadores. Uma garantia dada pelo presidente da Associação de Pescadores de Salamansa, Auxílio Matias.

Auxílio Matias admitiu, que a unidade instalada na zona através da Cooperação Japonesa, foi um dos melhores projetos conseguidos para a comunidade piscatória. Isto, porque, tem ajudado muito os pescadores, por exemplo, nas pescas em Santa Luzia.

Por outro lado, di-lo Auxilio Matias, há vantagens também nos horários para aquisição do produto na comunidade, compensando ainda em termos de custos de produção, já que atualmente trabalha através de 72 painéis solares, que alimentam 72 baterias, levando à produção de cerca de 1.200 quilos de gelo por dia, quando há bom sol para carregar as baterias.

Entretanto, segundo a mesma fonte, a associação tem tentado não prejudicar os pescadores em dias menos favoráveis, por exemplo quando há chuva, e sempre mantém a produção com ajuda de um gerador a gasóleo, apesar dos custos atuais dos combustíveis.

A máquina de gelo, esteve algum tempo avariada, mas, actualmente trabalha a pleno vapor, e têm ajudado os pescadores, as peixeiras e as outras pessoas da comunidade, quer através da disponibilidade do produto, quer através de pequenas quantias dadas através da associação para suporte em doença, desporto e até funerais.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *