ME DESTACA ESTABILIDADE ESCOLAR COM INVESTIMENTOS FEITOS

O ministro da Educação, Amadeu Cruz, afirmou na ilha do Maio que a gestão escolar em Cabo Verde se encontra atualmente estável. Segundo o governante, esta estabilidade resulta dos investimentos realizados na reabilitação das escolas e na valorização da carreira docente.

Em declarações à imprensa, após um encontro com o presidente da Câmara Municipal do Maio, o governante afirmou que a implementação do PCFR dos professores, a reabilitação de infra-estruturas escolares e a resolução de pendências acumuladas permitiram ao ministério estabilizar a gestão do sistema educativo no país.

Amadeu Cruz referiu ainda os investimentos efectuados na reabilitação das escolas da ilha do Maio, com destaque para a remodelação de casas de banho e cozinhas, bem como o reforço do acesso à internet, através da criação de novos laboratórios tecnológicos na escola secundária da ilha.

Segundo o titular da pasta da Educação, o Maio tem registado “avanços extraordinários” no actual ano lectivo, com melhorias assinaláveis nos resultados escolares face ao ano anterior, que atribui às reformas introduzidas no sistema de ensino.

Maio tem vindo a convergir nos resultados das aprendizagens, refletindo os efeitos positivos das reformas implementadas no setor da educação. Esses avanços resultam, entre outros fatores, da reforma curricular, da melhoria dos sistemas de avaliação, da valorização da carreira docente, da modernização das infraestruturas educativas, bem como do reforço da ação social e do transporte escolar.

De acordo com dados, a taxa de notas positivas no primeiro trimestre ronda os 89 por cento (%), com particular destaque para o 12.º ano, que atinge cerca de 95%.

Apesar dos progressos, apontou a necessidade de melhorar o serviço de transporte escolar , de forma a garantir que nenhum aluno fique excluído do sistema de ensino.

Garrantiu ainda que os manuais do 11.º ano já estão a ser disponibilizados no mercado, acrescentando que os do 12.º ano deverão estar disponíveis até ao mês de Março, concluindo assim o processo de reforma curricular.

Fonte: Inforpress // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *