O Ministério da Educação assegurou que o ano letivo de 2025/2026 terá início em todas as escolas do país no dia 15 de setembro, incluindo as de São Vicente, ilha que sofreu recentemente com chuvas intensas. Segundo Amadeu Cruz, todas as condições pedagógicas, logísticas e de ação social escolar estão preparadas para um arranque tranquilo.
Durante um encontro entre o Ministério da Educação e o SIPROFIS, o sindicato dos professores manifestou preocupação com a situação das escolas afetadas pelas chuvas e com a acessibilidade para crianças com necessidades educativas especiais. Destacou também a necessidade de garantir que os professores contratados no ano anterior possam continuar a trabalhar.
O sindicalista alertou para questões relacionadas com os manuais escolares, que já estão disponíveis para os primeiros anos e estarão gradualmente disponíveis para os anos seguintes. Também expressou preocupações em relação ao PCFR e a classificação correta dos professores na lista de transição e o enquadramento adequado de quem possui licenciaturas ou doutoramentos.
Apesar das preocupações manifestadas pelo sindicato, o Ministro da Educação reforçou que todas as escolas estão preparadas para o arranque do ano lectivo, adiantando que os professores já conhecem as suas atribuições, e os recursos pedagógicos estão distribuídos
Sobre os pagamentos, o ministro afirmou que os retroactivos serão processados assim que concluído o tratamento das reclamações dos professores, garantindo que o pagamento dos salários comece já em setembro.
Ressaltou ainda que qualquer professor que não tenha entregue os documentos de qualificação deve fazê-lo para que o seu enquadramento e remuneração sejam actualizados.
Redação Tiver