MEDICINA LEGAL E IMPRENSA JUNTAS NA ABORDAGEM DE CRIMES SEXUAIS

A médica legista, Eunice Cabral Sena, defendeu hoje, uma maior articulação entre a Medicina Legal e a comunicação social. A declaração foi feita durante a formação “Atuação da Medicina Legal e Ciências Forenses com Ênfase nos Crimes Sexuais: O Impacto da comunicação social”.

Segundo a responsável, o objetivo principal da formação é partilhar informação com os profissionais da comunicação, promovendo uma linguagem clara e uniforme, na forma como se informa a população sobre temas sensíveis, como crimes sexuais, homicídios ou suicídios.

Eunice Cabral sublinhou ainda a importância do respeito pelo segredo de justiça, explicando que há momentos em que a divulgação de dados pode comprometer investigações em curso.

A médica referiu alguns casos, com enfâse nas denúncias de agressão sexual contra rapazes, especialmente na ilha de Santiago, que tem aumentado nos últimos tempos. No entanto, acredita que esse aumento se deve à maior sensibilização e não necessariamente ao crescimento do número real de casos.

Na formação foram apresentados alguns casos de violência sexual, entre crianças, jovens e idosas, alguns sem consentimentos e outros com consentimentos, bem como situações de homicídio. São ocorrências registadas nos últimos tempos em Cabo Verde.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *