A Ministra de Estado e Defesa Nacional, Janine Lélis, afirmou, ao presidir o Conselho Superior de Comandos Alargado das Forças Armadas, que o objetivo central do Governo, é “empoderar e robustecer as Forças Armadas para gerar mais assertividade e confiança nas suas missões”. A mesma fonte frisou que este ano, foram feitas várias entregas importantes, incluindo a conclusão de projetos estratégicos militares e a implementação de novos sistemas nas forças armadas.
A ministra fez referência a instrumentos essenciais, como o “Conceito Estratégico Militar”, o dispositivo dos sistemas de forças e a planificação da Lei de Programação Militar, os quais visam proporcionar um “salto qualitativo” na organização e funcionamento das Forças Armadas, tornando-as mais eficazes e assertivas em suas missões.
Lélis ressaltou o compromisso do Governo em cumprir suas metas, destacando o financiamento robusto de cerca de 300 mil contos destinado à manutenção do Navio Guardião. Além disso, mencionou o recente memorando assinado com Luxemburgo, no valor de 1,2 milhões de euros, para fortalecer as capacidades com drones, e o processo de implementação da Aeronáutica Militar.
Fonte: MDNCV // Ad: Redação Tiver