Fernando Elísio Freire, presidiu, na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, a abertura da X edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, que reuniu escritores e poetas de diversos países, sob o tema “Insularidade e Universalidade na Literatura”
O Encontro de Escritores de Língua Portuguesa é uma iniciativa da UCCLA e da Câmara Municipal da Praia, em parceria com a Empresa de Mobilidade e Estacionamento da Praia (EMEP), a Academia Cabo-verdiana de Letras e a Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA) e visa contribuir para o diálogo e enriquecimento recíproco entre escritores de todos os países de língua oficial portuguesa.
A abertura contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, do Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, do presidente da EMEP, Victor Coutinho, e do presidente da Academia Caboverdiana de Letras, Daniel Medina.
Após a abertura, decorrereu uma apresentação das obras vencedoras do Prémio de Revelação Literária UCCLA-CMLisboa – livro “Caligrafia”, poesia de Alexandre Assine e “Três dias em Fevereiro”, romance de Ricardo Ferreira de Almeida.
Esse encontro, em torno da língua portuguesa decorrerá ao longo de três dias, e serão abordadas várias temáticas: Literatura: Insularidade e Universalidade; Literatura e Sociedade – Inclusão e Património; Vozes Femininas na Literatura – Insularidade e Universalidade; Políticas e temáticas da literatura contemporânea lusófona; Agora Falo Eu – Tertúlia Literária: Testemunho sobre Eu Escritor. Processos de criação Literária e de Edição
Fonte: Governo // Redação Tiver