O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, acompanhado pela Diretora-Geral de Inclusão Social, Ednalva Cardoso, de representa Cabo Verde na IIIª Cimeira Global da Deficiência. Evento este, que terá lugar em Berlim nos dias 2 e 3 de abril de 2025.
O evento reúne líderes globais, organizações da sociedade civil e especialistas para discutir políticas e estratégias voltadas para a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência.
A participação de Cabo Verde nesta Cimeira, conforme um comunicado, reafirma o seu compromisso com a inclusão e o bem-estar das pessoas com deficiência, destacando os avanços alcançados através da implementação de políticas públicas, programas de proteção social e legislação específica que garantem direitos e promovem a autonomia das pessoas com deficiência.
De realçar que o Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, estará acompanhado pela Diretora-Geral de Inclusão Social, Ednalva Cardoso.
Ainda na mesma fonte, o Governo cabo-verdiano continuará a trabalhar para fortalecer a proteção social, melhorar o acesso à educação e saúde, promover a empregabilidade e garantir acessibilidade e mobilidade para as pessoas com deficiência, alinhando-se com os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
A Cimeira Global sobre Deficiência (Global Disability Summit – GDS) é um mecanismo global que visa fortalecer os compromissos internacionais em prol da inclusão, promovendo a cooperação entre governos, organizações de pessoas com deficiência (OPDs) e outras partes interessadas. Criada em 2017, a iniciativa busca eliminar barreiras e garantir a participação plena das pessoas com deficiência na sociedade.
Fonte: Governo // Ad: Redação Tiver