O ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, preside esta sexta-feira, em Milão, Itália, à abertura da quinta edição do Cabo Verde Investment Forum (CVIF) 2026, que visa mobilizar recursos para o sector privado.
O evento, promovido pelo Governo de Cabo Verde através da agência Cabo Verde TradeInvest (CVTI), surge da necessidade de estruturar, de forma estratégica e orientada para resultados, as relações económicas, comerciais e institucionais entre Cabo Verde e a República Italiana.
Nesta quinta edição, o CVIF será realizado fora do país, com o objectivo central de promover oportunidades concretas de investimento e parcerias estratégicas, com especial atenção aos sectores do turismo, economia azul, desenvolvimento sustentável e inovação.
O fórum contará com a participação de representantes institucionais, empresários, investidores, operadores económicos e membros da diáspora, afirmando-se conforme a mesma fonte, uma plataforma privilegiada para promover Cabo Verde como destino de investimento e negócios.
Pretende ainda valorizar o turismo como eixo de desenvolvimento sustentável, estimular parcerias entre empresas cabo-verdianas e italianas e reforçar a diplomacia económica de Cabo Verde em Itália.
De acordo com a organização, a escolha de Milão justifica-se pelo facto de a cidade italiana ser sede de grandes investidores, operadores turísticos e decisores estratégicos com forte interesse no mercado africano e, em particular, em Cabo Verde.
Além disso, sublinha que a Itália, como uma das economias mais industrializadas da União Europeia, possui um tecido empresarial de pequenas e médias empresas (PME) altamente especializadas, com capacidade de internacionalização e “know-how” técnico para parcerias de médio e longo prazos.
“Cabo Verde, por sua vez, apresenta um quadro político estável, uma governação democrática consolidada e um posicionamento geoestratégico único no Atlântico Médio”, realça o documento, destacando a orientação do país para a atração de investimento externo.
O programa do fórum inclui painéis temáticos sectoriais, apresentação de projectos de investimento, encontros B2B (business-to-business) e sessões de ‘networking’ estratégico.
Fonte: Infopress // Redação Tiver