MILHARES FOGEM DE RAFAH APÓS ORDENS DE EVACUAÇÃO DE ISRAEL

O chefe da UNRWA, Philippe Lazzarini, afirmou que 140 000 pessoas foram afetadas pelas últimas ordens de deslocação dos militares israelitas, que indicam que poderão em breve lançar outra grande operação terrestre na cidade mais a sul de Gaza.

Milhares de palestinianos fugiram de Rafah, a cidade mais a sul de Gaza, na segunda-feira, depois de os militares israelitas terem emitido novas ordens de evacuação, indicando que poderão em breve lançar outra grande operação terrestre.

Pelo menos 140.000 pessoas foram afetadas pela ordem, de acordo com Philippe Lazzarini, diretor da UNRWA, a agência da ONU que ajuda os refugiados palestinianos.

“As pessoas são tratadas como bolas de pingue-pongue, com ordens militares constantes a brincar com o seu destino e as suas vidas”, escreveu Lazzarini na plataforma social X.

“Isto está a causar pânico, ansiedade e incerteza no primeiro dia do Eid, um momento para estar com a família e os entes queridos”, acrescentou. O Eid al-Fitr é normalmente um feriado muçulmano festivo que marca o fim do mês de jejum do Ramadão.

As pessoas foram vistas a viajar para norte com os seus pertences carregados em burros e empilhados nos tejadilhos dos carros. Algumas famílias também viajavam a pé, carregando bagagens, enquanto as crianças seguravam as mãos dos adultos.

“Estamos a morrer. Não há comida, não há bebida, não há eletricidade, não há medicamentos”, disse Hanadi Dahoud, que foi deslocada da cidade de Khan Younis, no sul do país. “Queremos viver. Só queremos viver. Estamos cansados”.

As ordens de evacuação de Israel abrangem Rafah e zonas próximas. Os palestinianos estão a ser aconselhados a dirigir-se para Muwasi, um conjunto de campos de tendas ao longo da costa.

Entretanto, as forças armadas israelitas prosseguiram a sua operação terrestre no norte de Gaza, afirmando que os efetivos estavam “a continuar as operações direcionadas para expandir o perímetro de segurança no norte e centro de Gaza”.

As tropas “desmantelaram um túnel subterrâneo de um quilómetro de comprimento pertencente ao Hamas” e “localizaram uma oficina utilizada para a produção de rockets e lançadores”.

Fonte: Euronews

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *