MINISTRA DA SAÚDE DE PORTUGAL VISITA CV PARA CONHECER REALIDADE SANITÁRIA  

A ministra da Saúde de Portugal inicia hoje uma visita de três dias a Cabo Verde, com o propósito de reforçar o diálogo político e passar em revista os acordos de parceria assinados na VII Cimeira bilateral.

Segundo informações do Ministério da Saúde de Cabo Verde, Ana Paula Martins reúne-se esta tarde, na cidade da Praia, com o seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Figueiredo, seguindo-se um encontro alargado entre as duas delegações ministeriais.

O encontro terá como foco o alinhamento da implementação dos eixos político-estratégicos prioritários e o ponto de situação dos instrumentos jurídicos de cooperação rubricados em Janeiro de 2025.

De acordo com o programa oficial, a agenda de Ana Paula Martins inclui a análise de áreas críticas da assistência médica, nomeadamente a Oftalmologia, a Neuropediatria e o dossiê das evacuações externas para Portugal.

Estão ainda previstas reuniões técnicas sectoriais dedicadas à formação e capacitação de recursos humanos, vigilância epidemiológica e saúde pública, bem como a exploração de novas vias de cooperação na área da emergência médica hospitalar.

Na quinta-feira, 29, os dois governantes copresidem à cerimónia de encerramento do projecto “One Health Action for Enhancing Surveillance on Vector borne Diseases in Cabo Verde” (ONESVEC), seguindo-se uma deslocão ao interior de Santiago para visitas técnicas a infra-estruturas da Região Sanitária de Santiago Norte.

O último dia da visita, sexta-feira, 30, será marcado por uma passagem pelo Hospital Agostinho Neto, onde a ministra portuguesa conhecerá os serviços de Hemodiálise, Banco de Sangue e assistirá à apresentação do projecto de Digitalização da Saúde em Cabo Verde.

A visita termina com uma conferência de imprensa conjunta às 12:00, onde será apresentada a declaração de intenções para o biénio 2026–2027, e uma visita de cortesia ao primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, além de um encontro com a missão da Força Aérea Portuguesa, na vertente de evacuações médicas de emergência.

Fonte: Governo // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *