O ministro da Saúde, afirmou que o processo de integração do pessoal de saúde no Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) já está concluído. Jorge Figueiredo, sublinhando que a situação dos trabalhadores precários foi praticamente resolvida.
Jorge Figueiredo fez este anúncio à imprensa, à margem da cerimónia de abertura do III Fórum Nacional de Educação Médica que acontece durante dois dias na Uni-CV, para assinalar os 10 anos da formação médica em Cabo Verde.
Informou que cerca de 90% dos trabalhadores que se encontravam em situação precária já foram integrados no quadro do ministério, no âmbito do novo Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR).
Dos cerca de 4.000 profissionais do sector, precisou, 50% encontravam-se em regime precário, mas 1.650 foram recentemente integrados no quadro do ministério, passando agora a beneficiar de vínculos estáveis.
Adiantou que o referido processo inclui cerca de 600 reclamações, já analisadas e encerradas e que com a oficialização em curso, os trabalhadores começarão a receber salários ajustados ao novo PCFR, com retroactivos desde 1 de Março de 2025.
O governante destacou ainda que o processo abrange médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico, psicólogos, nutricionistas, auxiliares, motoristas e administrativos, considerando que “é um grupo eclético e holístico que assegura o funcionamento do sistema nacional de saúde”.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver