O ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, defendeu na cidade da Praia, a necessidade de implementar medidas práticas para agilizar o desembaraço de mercadorias e diminuir custos no país. Essas considerações foram feitas após a mesa redonda sobre “Os Constrangimentos enfrentados pelos Agentes Económicos no Desembaraço de Mercadorias nos Portos Nacionais”.
Segundo o governante, o encontro juntou entidades públicas, como Alfândega, ENAPOR, Direcção-Geral dos Transportes Aeroviários, Comissão Nacional e Guarda Fiscal, e ainda representantes do sector privado, com o objectivo de promover um diálogo directo entre as instituições e operadores económicos.
Monteiro sublinhou que, para além da troca de narrativas e argumentos, o encontro permitiu identificar ajustamentos necessários relacionados com tarifas, custos de transporte e duplicações de procedimentos, considerados excessivos por empresários e associações empresariais.
O ministro defendeu ainda maior alinhamento entre as instituições públicas envolvidas, nomeadamente em termos de procedimentos e horários de funcionamento.
Sublinhou que a confiança entre as entidades é fundamental para evitar “burocracias desnecessárias” e reduzir custos para os operadores económicos.
Eurico Monteiro considerou legítimas as preocupações apresentadas pelo sector privado e garantiu que o Governo, em articulação com os parceiros, está empenhado em implementar medidas que reforcem a competitividade, diminuam os custos e promovam maior previsibilidade no comércio internacional.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver