O ministro do Mar ressaltou o aumento de 36 por cento no orçamento para o sector em 2024. Com esta fatia vai possibilitar a consolidação dos principais projectos, entre estes o Terminal de Cruzeiros do Porto Grande.
Abraão Vicente fez as considerações à Inforpress durante uma entrevista sobre o orçamento do Estado para 2024, e que indicou que o sector terá agora um montante de 2 Bilhões de escudos cabo-verdianos, 36% a mais que 2023, ano no qual esteve 1 Bilhão de escudos cabo-verdianos
Mais ainda, enumerou, o montante permitirá desenvolver o sector de aquacultura, reabilitação total dos estaleiros da Onave, em São Vicente, concessão e parceria para compra de embarcações de pesca, motores, fibragem, contratação de mais inspectores de pesca, entre outros projectos.
A reabilitação de desembarcadores de pesca e reabilitação do cais de Tarrafal e que nunca saíram do papel, não por dependerem do Ministério do Mar, mas, sim “dependem do preço que se paga pelo sistema de transparência dos processos impostos a Cabo Verde”.
O Orçamento do Estado para 2024 tem um valor exacto de 85 Bilhões de escudos, e tem como principais pilares a busca pela estabilidade económica, a promoção de reformas e investimentos para criar empregos e o compromisso com a protecção dos mais vulneráveis, visando o desenvolvimento sustentável e a coesão social no país.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação tiver