A mobilidade juvenil na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e o impacto nas economias estará em debate no Conselho de Ministros da organização, sexta-feira, que terá também que definir o local da próxima cimeira. A XXIX reunião ordinária do Conselho vai decorrer na capital de São Tomé e Príncipe, país que assume atualmente a presidência rotativa da organização.
O debate geral ministerial vai ser subordinado ao tema “O Impacto da Mobilidade Juvenil no Espaço da CPLP para o Fortalecimento de Economias Sustentáveis”.
Mas outro tema vai centrar também a atenção dos ministros, a decisão em definitivo de onde se realizará a próxima cimeira de chefes de Estado e de Governo da comunidade.
À partida, a Guiné-Bissau deverá acolher essa cimeira, já que cabe a este país assumir, já em 2025, a presidência da CPLP pelo período de dois anos.
“Não sairá uma data, mas certamente que teremos de ter a certeza onde será a próxima reunião ordinária do Conselho de Ministros, que se realiza (…) na mesma altura da cimeira”, afirmou, em declarações a propósito da reunião desta sexta-feira, o Secretário Executivo da organização, Zacarias da Costa, questionado se há dúvidas de que esta se realize na Guiné-Bissau.
Em visita a Portugal em outubro de 2023, o Presidente da Guiné-Bissau disse que o país já estava pronto para assumir a presidência [da CPLP] a partir de 2025. A situação política na Guiné-Bissau alterou-se desde então, e esta terça-feira Umaro Sissoco Embalo marcou eleições legislativas antecipadas para 24 de novembro.
Isto depois de dissolver, em dezembro, o parlamento, que tinha sido eleito em junho, alegando uma grave crise institucional no país e uma tentativa de golpe de Estado.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver