Ministros e peritos responsáveis por questões do género nos Estados membros da CEDEAO reúnem-se hoje em Acra. O objetivo do encontro é para a validação do plano estratégico 2023-2027 do Centro da CEDEAO para o Desenvolvimento do Género.
Em representação de Cabo Verde seguiu para Acra o ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, para uma reunião que vai decorrer sob o lema “A igualdade dos sexos e o empoderamento das mulheres e raparigas: um imperativo para a realização do desenvolvimento sustentável e a integração regional eficaz na África Ocidental”.
De acordo com um comunicado do Governo, o plano estratégico do CCDG visa preparar o caminho para as contribuições que o Centro procura fazer para a promoção da igualdade de género e o empoderamento das mulheres e raparigas no processo de integração regional a médio e longo prazo na África Ocidental.
O objetivo é aproveitar os progressos e realizações alcançados ao longo dos anos e contribuir para o desenvolvimento sustentável e justiça económica e social na região da CEDEAO, através da promoção da igualdade de género e do empoderamento das mulheres e raparigas, lê-se no documento.
O referido plano estratégico foi desenvolvido para reposicionar o CCDG como um centro de excelência com a capacidade de contribuir para a transformação da África Ocidental numa comunidade justa e segura na qual homens e mulheres tenham oportunidades iguais de participar, decidir, controlar e beneficiar de todas as iniciativas de desenvolvimento, no quadro da Visão 2050 da CEDEAO.
O intuito, de acordo com a mesma fonte, passa por criar uma comunidade “plenamente integrada” de povos, numa região “pacífica e próspera”, dotada de instituições de excelência que respeita liberdades fundamentais, trabalhando em prol de um desenvolvimento “inclusivo e sustentável”.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver