A Ministra da Justiça, Joana Rosa, visitou hoje, a Casa de Oração, em Tira Chapéu, com o objectivo de acompanhar o projeto do Centro de Formação que está a ser implementado na comunidade. A mesma fonte afirmou que a Igreja Católica tem sido uma parceira fundamental do Governo e que, durante a visita, foram observadas as obras em curso.
Em declarações à imprensa, Joana Rosa referiu que Tira Chapéu é uma comunidade com algumas vulnerabilidades sociais e destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Igreja, acrescentando que a melhoria das condições de vida da população é também uma responsabilidade do Estado.
Em relação às obras em curso, Joana Rosa afirmou que foi prometido apoio ao responsável, padre Bruno Varela, com o objetivo de concluir os trabalhos e permitir que o espaço possa acolher jovens, famílias e toda a comunidade de Tira Chapéu.
A mesma fonte frisou ainda que estão a ser desenvolvidos projetos no âmbito da promoção da paz, direcionados para a prevenção da criminalidade. Segundo Joana Rosa, estes projetos serão implementados de forma conjunta, o que permitirá alcançar melhores resultados.
Por fim, concluiu que serão criadas condições para que a igreja e a paróquia disponham de um espaço adequado para desenvolver as suas atividades, destacando que a formação oferecida pela Igrej, tem como objectivo capacitar homens e mulheres, preparando-os para enfrentar os desafios do futuro.
Por sua vez, o padre Bruno Varela sublinhou que o Governo prometeu apoiar o projeto do Centro de Formação, com acampamentos, equipamentos e técnicos que irão colaborar no acompanhamento das crianças. O projeto tem como objectivo oferecer apoio às crianças, destacando que Tira Chapéu é uma zona com várias carências sociais.
O padre também sublinhou que o projeto beneficiará inclusive as crianças que, apesar de terem mãe e pai, vivem em situação de rua, uma vez que precisam de assistência e apoio, tanto da paróquia quanto da sociedade em geral.
Redação Tiver