​MM NEGA RISCO DE EXTINÇÃO DE TUBARÕES EM CV

O ministro do Mar garante que nenhuma espécie de tubarão está em risco de extinção em Cabo Verde e desmente pesquisa publicada. O governante desafia os investigadores a apresentarem dados concretos que sustentem as conclusões do estudo recente sobre a conservação destes animais no arquipélago.

A reação surge na sequência de um estudo desenvolvido por investigadores cabo-verdianos e portugueses, que aponta Cabo Verde como o arquipélago da Macaronésia mais ameaçado em termos de conservação de tubarões, com 66% das espécies em perigo iminente de extinção.

Jorge Santos rejeita as conclusões do estudo, classificando-as como “infundadas” e “sem qualquer fundamentação científica”.

Segundo ele não existe nenhuma espécie de tubarão em via de extinção em Cabo Verde ou no Atlântico.

O estudo, analisou a ocorrência de tubarões na Macaronésia e concluiu que menos de 1% da Zona Económica Exclusiva (ZEE) de Cabo Verde está abrangida por áreas marinhas protegidas, deixando de fora zonas críticas para a conservação da espécie.

Jorge Santos desafia o investigador a apresentar provas científicas sobre a alegada existência de espécies de tubarões em vias de extinção em Cabo Verde. Destaca que existem nove espécies protegidas e cuja pesca é proibida, incluindo o tubarão-martelo e o tubarão-baleia. Segundo ele, até o momento, nenhuma organização apresentou evidências concretas que sustentassem essas alegações. Reforçou ainda que qualquer afirmação desse tipo deve ser comprovada, sublinhando que não há qualquer espécie de tubarão ou outra em risco de extinção no país.

Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *