Moçambique vacinou contra a poliomielite mais de 19 milhões de crianças até aos 10 anos, de 02 a 06 de junho, acima da meta definida. Anunciaram esta segunda-feira as autoridades de saúde, prevendo outra fase de vacinação em julho.
“Se a meta é de 18,2 milhões, o alcançado esteve acima de 19 milhões, a cobertura total indica acima de 100%. Portanto, nós superámos a meta que havia sido definida”, disse Quinhas Fernandes, diretor nacional de Saúde Pública, em conferência de imprensa, em Maputo, para apresentação dos dados de vacinação contra a poliomielite de variante do tipo dois da doença, numa campanha nacional que decorreu de 02 a 06 de junho.
A cobertura administrativa nacional foi de 107%, tendo variado de 96% na província de Maputo, sul do país, até 111% em Nampula, norte de Moçambique, indicou.
De acordo com Quinhas Fernandes, todas as campanhas de vacinação contra a pólio são avaliadas por equipas independentes ao setor, através da Avaliação de Qualidade em Lotes (LQAS).
Através deste método, no fim da campanha, numa amostra aleatória de 60 crianças por distrito, se houver mais de três não vacinadas, significa que o distrito, do ponto de vista epidemiológico, não está bem coberto.
A próxima fase de vacinação contra a variante da pólio do tipo 2 será realizada entre 08 a 12 de julho, adiantou.
Fonte: Lusa