O Ministério da Saúde afirmou que não é verdade que o aparelho de Raio X está avariado há mais de sete meses, mas sim a menos de 1 mês, no centro de saúde da Ribeira Brava em São Nicolau. Entretanto, a Delegacia de Saúde local juntamente com a equipa técnica do Ministério da Saúde, estão trabalhando na sua reparação o mais rapidamente possível.
Segundo uma nota a que tivemos acesso, o Ministério da Saúde afirmou que o último raio x realizado em Ribeira Brava foi a 26 de janeiro de 2025. De acordo com o Delegado de Saúde de Ribeira Brava, Élvio Pereira, no ano passado, teve um problema elétrico no qual foi resolvido. O serviço retomou o seu funcionamento, mas infelizmente no mês de janeiro de 2025 detetou-se um outro problema desta vez na impressora.
Tentou-se resolver prontamente o problema com orientações de um técnico à distância, mas infelizmente não foi possível a sua resolução. Conforme a mesma fonte, decidiu-se então pela deslocação do técnico para fazer a reparação in loco e a sua ida a São Nicolau está agendada para o próximo mês de março.
A viagem do técnico não foi conseguida antes, devido a falta de disponibilidade de lugares nos voos, numa data mais próxima, acrescentou. Também o Delegado de Saúde do Tarrafal de São Nicolau, António Dinis desmentiu que o técnico se encontra sobrecarregado porque a demanda diária para realização de raio x não é muita e a cooperação entre os 2 centros de saúde, tanto de Ribeira Brava como do Tarrafal é algo normal e rotineiro.
A mesma fonte ressaltou que é normal um aparelho avariar-se, mas a ilha de São Nicolau é servida, neste momento, com dois aparelhos de raio x, sendo um em Ribeira Brava e outro no Tarrafal.
Realçou que a solução encontrada temporariamente foi: para pacientes internados a própria delegacia de saúde de Ribeira Brava assegura por meios próprios (ambulância), o transporte deste, para realização do exame de raio x no Tarrafal; para pacientes não internados devem assegurar a sua deslocação para realização
do exame; A maioria dos pacientes fazem este exame gratuitamente, por causa do cadastro social único, somente os que não tem cadastro que pagam uma taxa de 200 escudos.
O comunicado avançou ainda que o aparelho de Raio X de Ribeira Brava é praticamente novo, sendo instalado em 2021, e faz parte de uma panóplia de equipamentos adquiridos pelo Governo, no âmbito do Projeto Belga, e tem contrato e manutenção até novembro de 2024.
Fonte: Ministério da Saúde // Ad: Redação Tiver