A ministra da Saúde, destacou hoje o “diálogo no seio familiar” como um pilar importante para melhorar a saúde mental no país visto que a família é a base “fundamental” da sociedade cabo-verdiana. Filomena Gonçalves destacou ainda que o envolvimento de todas as instituições e cidadãos é essencial para a construção de uma sociedade mais integrada e preparada para enfrentar os desafios da vida.
Filomena Gonçalves fez esta afirmação à margem de uma conferência intitulada “Gerações em diálogo: construindo uma sociedade mais integrada” realizada no campus da Escola Universitária Católica, no âmbito do Ano da Saúde Mental em Cabo Verde.
Em declaração à imprensa, a ministra da Saúde sublinhou que o diálogo entre as gerações é fundamental para quebrar estigmas e construir uma geração “mais preparada para enfrentar os desafios da vida”.
Para não haver problemas e possamos viver bem e feliz, Filomena Gonçalves afirmou que é preciso o envolvimento de todas as entidades e cidadãos no diálogo que se quer.
Conforme ressaltou é preciso ter o envolvimento de todas as instituições e cada um dos cabo-verdianos, porque cada um tem de estar bem para poder estar bem no seio da sua família e, consequentemente, estar bem na sociedade, acrescentando que a dignidade da pessoa humana é fundamental independentemente da condição.
A conferência contou ainda com a presença do Professor Doutor Eduardo Duque, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver