No âmbito das comemorações do Dia da Doação do Leite Humano, assinalado a 19 de maio, sob o lema “Doação de Leite Humano: Um Gesto Humanitário que Alimenta Esperança”, o Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, destacou hoje, a importância do leite humano como um elemento fundamental no fortalecimento do sistema humanitário e na redução dos riscos de diversas infeções. O governante expressou o seu agradecimento a todos os parceiros que têm apoiado Cabo Verde no processo de construção e implementação da Rede de Bancos de Leite Humano.
Durante a sua intervenção, Jorge Figueiredo sublinhou ainda que é motivo de orgulho para Cabo Verde, integrar a lista de países com os quais o Governo do Brasil mantém uma agenda de cooperação, estabelecida apenas dois anos após a independência do país.
O governante referiu que o Banco de Leite Humano destacado hoje representa uma estratégia fundamental para a promoção e proteção do aleitamento materno. Acrescentou ainda que esta iniciativa está alinhada com outras medidas importantes, como o Código de Comercialização de Substitutos do Leite Materno, a licença de maternidade e demais políticas públicas que visam garantir o direito à amamentação e à saúde infantil.
Por seu lado, Zania Carvalho afirmou que é a primeira vez que doa leite e que a experiência foi muito positiva. Segundo a mesma, esse gesto vai ajudar outros bebés que necessitam, e deixou ainda uma mensagem para incentivar todas as pessoas a doarem leite materno, destacando a importância dessa ação solidária para salvar vidas.
A doação do leite humano é um gesto que representa vida e esperança para aqueles que mais precisam, um acto de generosidade, amor e espírito de solidariedade que pode salvar muitas vidas.
Redação Tiver