O Ministro da Saúde de Cabo Verde, encontra-se em Cuba, a participar da Vª Convenção Internacional “Cuba Saúde 2025” e nas feiras associadas nomeadamente a “XVI Feira Comercial Saúde para Todos” e a “II Feira de Turismo Médico e Bem Estar”. Estes eventos acontecem na capital Cubana, Cidade de Havana, de 21 a 25 de abril, sob o lema “saúde universal e equidade em Saúde”, baseadas no paradigma sanitário com foco em uma só saúde.
Esta V Convenção Internacional Cuba Saúde 2025, reúne prestigiosas organizações internacionais, delegações de mais de 37 países do mundo, investigadores, académicos e decisores com o propósito de debater sobre os modelos de gestão da saúde pública na era pós-Covid-19.
Estes eventos servem de marco científico e académico para o intercambio sobre vários temas relevantes da agenda de saúde Global com foco em 2030.
Tratará temas relacionados com a preparação integral das próximas epidemias, o impacto das mudanças climáticas na saúde, a segurança e a qualidade da atenção médica, as doenças cronicas emergentes e ré emergentes, a investigação e a inovação, a formação dos recursos humanos da saúde, entre outros.
Durante esta estadia em Cuba, o Ministro Jorge Figueiredo irá manter encontros com as autoridades sanitárias cubanas e ainda visitará algumas instituições do sector da saúde, nomeadamente Universidade de Ciências Médicas da Havana, Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia, Instituto de Vacinas Finlay, e ainda vai realizará um encontro com os estudantes Cabo-verdianos de medicina em Cuba.
Fonte: Ministério da Saúde// Ad: Redação Tiver