MS VAI CONTINUAR INVESTIGAÇÕES SOBRE A MORTE DOS RECÉM-NASCIDOS NO HBS

O Ministério da Saúde assegurou que vai dar seguimento e profundidade no inquérito sobre a morte dos seis recém-nascidos. Uma investigação profunda sobre a origem da causa de óbito dos recém-nascidos, tudo que poderá estar envolvido, os procedimentos técnicos e administrativos adotados, desde a admissão na estrutura de saúde até à emissão dos atestados de óbito.

Em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, o Secretário do Estado da Saúde, Evandro Monteiro, avançou que decidiu-se instaurar um inquérito, na sequência do inquérito interno realizado no Hospital Baptista de Sousa (HBS), sobre a morte dos seis recém-nascidos, para que possa se obter todas as informações pertinentes.

Evandro Monteiro esclarece que são seis recém-nascidos e não sete, como foi divulgado anteriormente, pois uma das mortes não tem ligação com a infeção generalizada, denominada “sepsis neonatal tardia” e que é apontada no relatório do inquérito instaurado no HBS.

O Secretário do Estado da Saúde assegurou que o inquérito sobre os óbitos dos recém-nascidos respeitou todos os procedimentos e diligências necessárias para se inteirar dos factos e de tudo o entorno. Pretendeu-se criar a base necessária para um processo investigativo e tomada de decisão, assim como assacar, se assim for o caso, as responsabilidades, “as que forem, de dentro dos critérios técnicos, científicos, éticos, deontológicos de relacionamento, conforme as melhores práticas recomendadas”.

O Ministério da Saúde reiterou ainda o compromisso no reforço e monitorização das boas práticas e procedimentos técnicos, através do Gabinete de Auditoria Interna das estruturas de saúde, que são responsáveis também pelo acompanhamento no apoio e a verificação da fiscalização do cumprimento das normas e requisitos preconizados pelas leis e regulamentos vigentes e propor medidas preventivas e corretivas.

Esta conferência de imprensa surge em resposta às declarações do Presidente da República , que instou, na terça-feira, a entidade reguladora independente a realizar um inquérito à morte dos bebés.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *